Textos de: "Jorge Pires"

Nº 337 - Jul/Ago 2015

Convergir na luta, construir a unidade, reforçar a CDU

A nossa política de unidade não é baseada em abstracções. É uma política que se baseia nos verdadeiros interesses dos trabalhadores e do nosso povo, na necessidade de estarem unidos para defenderem os seus direitos e assim darem um forte contributo para que se abra o caminho para uma sociedade diferente e melhor. O fundamental nesta altura é unir os interessados.

Nº 323 - Mar/Abr 2013

A unidade dos democratas e patriotas e a luta pela alternativa

Num quadro de profundo descontentamento social, que atinge não apenas os sectores mais fragilizados da sociedade portuguesa mas também sectores da pequena e da média burguesia, o trabalho político unitário e a unidade dos democratas e patriotas em torno da luta para derrotar a política de direita e construir a alternativa são cada vez mais necessárias e constituem um imperativo inadiável.

Nº 299 - Mar/Abr 2009

A defesa da Escola Pública e a luta dos professores

Não exageramos quando afirmamos que o ensino em Portugal vive hoje uma das páginas mais negras desde o 25 de Abril de 74 e que a situação, a não ser alterada, conduzirá inevitavelmente a um retrocesso muito significativo na qualidade do ensino, com consequências no funcionamento das escolas e no processo ensino-aprendizagem.

Nº 281 - Mar/Abr 2006

Para o desenvolvimento do país - A educação é pilar fundamental

A Revolução de Abril forneceu condições políticas para uma profunda democratização do ensino. Foram dados importantes passos no efectivo cumprimento da escolaridade obrigatória, iniciou-se o processo de lançamento da rede pública de educação infantil e da unificação do ensino secundário, lançaram-se as bases da reestruturação de muitos cursos. Apesar de todas as resistências das classes dirigentes, a compreensão de que para a consolidação da democracia e para o progresso social era fundamental uma reforma do ensino fez com que a democratização da educação e da cultura fossem sentidas como uma necessidade premente da nossa vida colectiva.